Pense em como a água da chuva chega ao mar. Quando chove, gotas de água drenam pelo solo e depois entram em riachos. Esses por sua vez, segue em sentido único, juntando-se a rios até desaguarem no mar.
A linfa flui da mesma maneira. O Sistema Linfático drena as células do corpo para os menores vasos linfáticos. A linfa então viaja em direção única através de uma rede de vasos linfáticos cada vez maiores até duas grandes veias, na parte superior do tórax, onde é misturado de volta na corrente sanguínea.
O sistema linfático é, portanto, fundamental para controlar a quantidade de fluido em todo o corpo.
À medida que se move ao longo do sistema linfático, o fluido linfático passa em uma série de gânglios linfáticos. Existem centenas de gânglios no corpo humano, do tamanho de um grão de feijão e estão agrupados em áreas como o pescoço, axila e virilha.
Os gânglios linfáticos desempenhando um papel vital em nosso sistema imunológico. As células de defesa do nosso corpo patrulham os tecidos à procura de germes que causam infecção, como bactérias, vírus e fungos. Estas células saem dos tecidos através dos vasos linfáticos e dirigem-se para os gânglios linfáticos. Uma vez lá, eles desencadeiam uma resposta imune, que matam os germes agressores.
Comments